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Sua empresa tem uma identidade de marca bem definida?

Você já deve ter visto em filmes ou até mesmo durantes viagens como algumas marcas estão presentes no mundo todo. Um bom exemplo é o McDonald’s e, claro, a Coca-Cola. Em qualquer lugar que apareçam, você consegue reconhecer essas marcas, mesmo que estejam em outras línguas. Essa identificação acontece facilmente porque essas empresas possuem uma forte identidade de marca.

Apesar de ambos os exemplos serem de grandes corporações, é necessário destacar que a identidade é muito importante para empresas de todos os portes, inclusive a sua. Quando bem trabalhada, essa característica é capaz de destacar o seu negócio em meio a multidão. Além disso, as pessoas passam a se identificar com ela e a relação de mero consumo se transforma em um estilo de vida.

Se a sua empresa ainda não tem uma identidade bem definida ou sente que ela precisa melhorar, chegou a hora de descobrir tudo sobre esse assunto! Vamos lá?

O que é identidade de marca?

Identidade de marca se refere ao que a sua empresa “diz”, quais são seus valores, como transmite seus conceitos e quais emoções quer que seus clientes sintam ao interagirem com seu negócio. Por isso, os logotipos, design dos produtos, estrutura dos serviços, e tanto outros elementos que dizem respeito à marca fazem parte de sua identidade.

O objetivo é alinhar todos esses elementos físicos e visuais para dar uma impressão positiva nos clientes e, assim, estabelecer um posicionamento único. Além disso, a identidade de marca ajuda a empresa a ser reconhecida, a conquistar a fidelidade do cliente e ter longevidade no mercado.

Por que ela é tão importante?

Assim como as pessoas, cada negócio é único e tem sua própria personalidade e posicionamento, mesmo que atuem no mesmo ramo. Com uma identidade de marca bem definida é possível:

Destaca sua marca

Vamos a um exemplo simples, pense em porque você compra sorvete de uma determinada marca, mesmo com tantas outras opções disponíveis no mercado. Geralmente a escolha é feita a partir do rótulo, pela indicação de alguém ou pela propaganda. Mas, independentemente da motivação, todas elas surgiram a partir da identidade de marca.

Por isso ter uma identidade é tão importante, pois ela destaca sua empresa das outras, proporcionando uma distinção. Ainda, uma marca bem planejada pode até ajudar a inserir a empresa em um mercado ao qual ela, normalmente, não pertenceria.

Facilita o momento de escolha

Toda empresa transmite uma “promessa” aos consumidores, seja de mais conforto, segurança, exclusividade, economia, entre outras. E é através da identidade de marca que essas sensações são passadas e, com isso, o processo de escolha se torna muito mais fácil.

Por exemplo, se você vai ao mercado em busca de um amaciante que seja realmente cheiroso, certamente irá optar por aquele que deixa claro na embalagem que possui mais perfume ou . Desta maneira o processo de tomada de decisão já está na metade do caminho e você já não precisa mais procurar, pois já encontrou o que desejava.

Ajuda a empresa a continuar nos “trilhos”

Gerenciar uma empresa é um verdadeiro desafio e, ao longo do tempo, as estratégias podem acabar tomando outros rumos que não estavam no planejamento inicial. O que te faz perceber que a empresa já não é mais a mesma.

Mas, muito mais do que criar logotipos ou design dos produtos, a identidade de marca também está por trás da missão e valores da empresa. Assim, ela irá te ajudar a relembrar quais eram os propósitos e te “puxar” novamente para os “trilhos”.

A identidade de marca é tão importante quanto um planejamento estratégico para sua empresa, e ela servirá de base para diversas tomadas de decisões. Se o seu negócio não possui uma identidade, já está mais do que na hora de transformar essa realidade.

Fonte: echosis

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